MARATONA DE VENEZA

MARATONA DE VENEZA

Veneza é uma cidade no nordeste da Itália situado sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes.Cada ilha ,antigamente,tinha seu próprio sistema de água,centralizado por um poço,como da foto.Atualmente já foram substituídas.A ilhas se comunicam com corredores estreitos e existem rios que funcionam como ruas,como estes das fotos.
corredores entre ruas de Veneza.
Rios que funcionam como ruas.

poço
poço










A entrega de kits é no arque San Giuliano,onde assinei meu nome no quadro dos participantes.










 Começo da corrida é numa cidade no continente, à 25 km de Veneza,chama-se Stra, lugar de mansões e palácios do século 18 e uma paisagem maravilhoso.Chegada no Centro histórico de Veneza , ao longo do Rio Sette Martiri.

 Passa por várias villas até chegar no parque San Giuliano, onde foi a entrega de kit , para atravessar a ponte da liberdade que é plana e gira em torno de 4 km de extensão. Passa pelo porto de Veneza e alcança o o centro da cidade até chegar  no Grande Canal passando por uma única ponte, especialmente construída para a maratona.

São Marcos

Chega-se a praça São Marcos até a chegada localizado ao lado do Riva dei Sette Martiri.

 

Em Veneza , antes de chegar você passa por 14 pontes com escadas que foram transformadas em rampas para a corrida.Basicamente plana.IAAF PADRÃO BRONZE.Curiosidade da prova:proibido usar fone de ouvido.



Bandas de música durante todo o percurso.Curiosidade, estas rampas que foram construídas nas pontes, ficaram permanentes ali para melhor locomoção de pessoas cadeirantes.....

Quantos aos passeios, fiz duas corridas com o grupo Venicebyrun, sendo que um dia conheci uma parte da cidade e no outro dia,o restante!!!ADOREI.Primeiro por que não tinha conhecidos na cidade e foi o melhor jeito de conhecer tudo rapidamente. O guia chama-se Roberto e super recomendo.
 



Também conheci as ilhas de Murano que tem cristais maravilhosos conhecidos mundialamente, Burano com bordados tão bonitos quantos de Recife e as casinhas todas coloridas e Torcello, uma mistura das outras duas.





Na praça central  da ilha de Murano tem esta flor feito de Cristal Murano.Linda ,né?


Fui num tour no ghetto dos Judeus em Veneza.A palavra ghetto correta é guetto mas os judeus germanicos nao conseguiam pronunciar.Mas ghetto aqui significa um grupo minoritorio que sofre algum tipo de pressao da sociedade.Este quadro representa os judeus do ghetto não querendo entrar no trem para o campo de concentração.É de um artista veneziano na qual a mãe havia ido para esta concentração.Nao sobreviveu!  

 

 

 

Esta máscara veneziano com bico de tucano eram para os medicos venezianos não entrar em contato com a peste bulbônica.A capa era de couro.Eram chamados de doutor peste!Depois da irradicação da doença virou máscara de Carnaval que naquela época durava em torno de 5 meses! 

Comentários

Postagens mais visitadas